LATI Os Avós
Quem Somos Nós?
Data de 11 de Novembro de 1973 quando um grupo de católicos, ligados ao Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Sintra, festejava o dia de S. Martinho, acompanhados dos seus familiares, na maravilhosa Quinta do Ramalhão.
Entre os convivas encontrava-se uma senhora com cerca de 90 anos que se deliciava com as brincadeiras dos mais novos. Este facto não passou despercebido a uma cursista, D. Adelaide Dias, do Algueirão.
D. Adelaide felicitou a octogenária por também ela participar no convívio, ao que a anciã lhe respondeu que, naquele dia, apenas alguns idosos tinham tido a sorte de ter quem lhes dispensasse a atenção e o carinho que merecem, pois eram poucos os “novos” que se preocupavam com tal.
As frases dessa senhora idosa criaram em Adelaide Dias uma vontade insaciável de demonstrar, não só a ela como a todos os idosos, que ainda existem pessoas que os respeitam e amam. Dotada de um grande espírito de iniciativa, procurou o melhor método de dar forma à sua ideia. Foi em contacto com o Sr. Armando Esteves e esposa que a obra teve o seu início.
Aquela chamada tinha como objetivo a marcação de uma reunião com vista à discussão de planos e objetivos. À primeira reunião seguiram-se várias e, dessas, surgiu a iniciativa de se organizar uma festa para os mais idosos, a qual se concretizou a 30 de Setembro de 1974, nos recreios desportivos do Algueirão.
A sala tornou-se pequena para tantas pessoas que queriam ver como a juventude iria receber aquelas centenas de avós. A adesão dos jovens foi massiva.
Seguiram-se várias festas como a “Festa dos Avós”, no cinema Chaby, e a que se realizou em 1978, na Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, em S. Pedro de Sintra. Dessas festas uma ideia ficou bem presente, nomeadamente no casal Esteves:
formar uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos.
É então criada uma instituição com o nome de
Liga dos Amigos da Terceira Idade “Os Avós”
Com a sua legalização, formou-se a primeira instituição particular de solidariedade social em Sintra, com sede na Avenida das Forças Armadas, na própria casa de Armando da Piedade Esteves.